Ansiedade e o hábito de fumar

0

 Ansiedade e o hábito de fumar

Todos nós sabemos que a ansiedade tem um fator primordial no desejo e no hábito de fumar. Quantas vezes você pensou: “preciso fumar para me acalmar”? E nesses casos, você realmente se acalmou? O pior é que eu realmente acredito que você deve ter se sentido mais calmo, não é mesmo? Mas então: o cigarro acalma?

O hábito de fumar acalma e elimina a ansiedade?

Se você se acalma ao fumar um cigarro, deve logo imaginar que o hábito de fumar elimina a ansiedade. Mas vamos aos fatos: a Nicotina presente na fumaça do cigarro é uma substância psicoativa, ou seja, estimulante do Sistema Nervoso Central. Ela atinge o cérebro aproximadamente 7 segundos após ser inalada, onde aumenta a liberação de diversas substâncias, entre elas a Dopamina. Estas substâncias são responsáveis por provocar mudanças de humor, no estado emocional, acalmar, aumentar a capacidade de concentração e promover uma sensação de bem estar.

A questão é que o cérebro rapidamente se adapta a isso e passa a “pedir” que a pessoa fume cada vez mais para poder liberar mais destas substâncias e ter a mesma sensação prazerosa. Está instalada a dependência química à nicotina.

Pensar em ficar sem o cigarro pode gerar muita ansiedade, não é verdade? É que além da dependência química, a nicotina também provoca uma dependência emocional.  O fumante aprende por condicionamento que fumar reduz a ansiedade, e o ato de fumar faz com que se sinta mais seguro e relaxado.

O controle da ansiedade para eliminar o hábito de fumar

O cigarro é apontado por muitos como seu “companheiro” de muitos anos. Você certamente já ouviu alguém dizer isso. Somente pensar em perder essa “companhia” pode provocar muita ansiedade. E medo. Por isso é importante saber o que o cigarro provoca na sua mente para promover mudanças. Não é o cigarro que deve te comandar, você é que deve assumir o comando. E esse controle é muito importante quando queremos eliminar o hábito de fumar.

O controle da ansiedade é fundamental, e pode ser obtido por uma série de técnicas, cujo algumas ensino ao longo do meu programa. Meditação, mindfulness, relaxamento, conscientização de pensamentos automáticos. Convido vocês a participarem comigo de uma jornada de descobrimento de suas potencialidades, ao fim da qual não estarão mais dependentes do cigarro, assumindo um estilo de vida mais saudável para vocês e suas famílias.

Você não precisa continuar fumando. Então, vamos tirar o cigarro da sua vida? Pense nisso.

Eu posso te ajudar: clique aqui e veja meu canal do Youtube com vídeos e dicas que preparei para quem quer parar de fumar.

Vamos juntos nessa jornada? Até a próxima.

 

Leave A Reply