Efeitos do cigarro no organismo

0

Efeitos do cigarro no organismo

Você tem ideia de como as substâncias tóxicas que você inala a cada vez que você fuma agem no seu organismo? Vamos falar dos efeitos do cigarro no seu organismo.

O que acontece com você ao fumar?

Você sabe o que acontece com você a fumar? A fumaça do cigarro irrita seu nariz, sua garganta e sua pele e você começa a sentir algum desconforto, uma certa “coceirinha”. Preste atenção em como isso acontece com você.

Ao penetrar nas suas vias aéreas, a fumaça atravessa a parede dos alvéolos e cai na sua corrente sanguínea. Desta forma, os componentes tóxicos do cigarro atingem todo o seu organismo. Em 7 segundos, em média, a nicotina chegou ao seu cérebro e se liga a receptores específicos liberando substâncias que provocam uma sensação prazerosa. É por isso que você fuma. Seu cérebro gosta e se adapta à presença destas substâncias e passa a pedir mais nicotina. Pronto, você está dependente do cigarro.

O problema é que por todo o caminho que esta fumaça percorre ela vai provocando reações inflamatórias, entre outras. Nos brônquios esta inflamação é a bronquite crônica, que faz você ter tosse, muitas vezes encatarrada, e aquele “pigarro” preso à garganta que não quer sair de jeito nenhum, não é verdade? Muitas vezes essa fumaça do cigarro acaba destruindo algumas parades dos alvéolos, diminuindo a área para captação de oxigênio. Isso é o enfisema. Com a parada do fumo, a bronquite regride, mas o enfisema não. Ele não piora, mas é irreversível.

E no resto do seu organismo, o que acontece?

Ao cruzar a parede dos alvéolos, as substâncias da fumaça do cigarro caem na corrente sanguínea e são distribuídas a todo seu organismo. O processo de inflamação que acontece nos brônquios acontece também em todas as suas artérias que começam a ficar obstruídas. Por isso, o risco de você apresentar um infarto do miocárdio ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC) são muito grandes. Esse processo de dano nas suas artérias é o responsável por vários outros problemas circulatórios, entre eles o envelhecimento precoce, catarata, infertilidade feminina, impotência. Com a parada do cigarro grande parte destes processos regridem e você volta a recuperar sua saúde.
Estudos recentes associaram o fumo com o desenvolvimento precoce de demências com perda de memória, entre elas o Alzheimer.

Mas o problema mais temido é o desenvolvimento de algum tipo de câncer. E são vários que estão associados ao consumo do cigarro. Além de câncer de pulmão, laringe e boca, o fumo aumenta a incidência de câncer de mama, bexiga, próstata e muitos outros.

Pense bem. É isso que você quer pra você? Já não chega o que não podemos mudar, como a poluição do ar que respiramos, muitos alimentos que consumimos e que aumentam a chace de desenvolver câncer? Já imaginou você com um infarto? Pior, com um AVC e muitas sequelas incapacitando você para o resto da vida?

Você não precisa disso. Então, vamos tirar o cigarro da sua vida? Pense nisso.

Eu posso te ajudar: clique aqui e veja meu canal do Youtube com vídeos e dicas que preparei para você.

Vamos juntos nessa jornada? Até a próxima.

Leave A Reply