Substâncias presentes no cigarro

0

Substâncias presentes no cigarro

Você sabe quantas substâncias estão presentes em apenas um cigarro? Mais de 4.700! E todas nocivas. Muitas pessoas têm a ideia de que o cigarro é uma simples folha de tabaco, uma planta enrolada em papel. Mas na verdade, essa ideia é muito inocente. Além da nicotina, você sabe quais outros produtos são adicionados ao cigarro?

Produtos adicionados ao cigarro

O processo industrial de fabricação do cigarro envolve vários processos químicos, com a adição de diversos produtos. Eis alguns:

  • Amônia: usada como descolorante de pelos e presente em produtos para desinfetar banheiros
  • Acetona: removedor de esmaltes e tintas
  • Alcatrão: grande causador de câncer
  • Arsênico: inseticida, venenoso para seres humanos
  • Butano: usado como gás de isqueiro
  • Cádmio: usado em baterias
  • Cianeto: veneno usado em câmaras de gás durante a 2ª Guerra Mundial
  • Fósforo p4/p6: veneno para rato
  • Formol: conservante de cadáver
  • Glicerina: usado na fabricação de sabonetes
  • Monóxido de Carbono: gás tóxico presente na fumaça de carros
  • Naftalina: usado para matar traças e baratas
  • Nicotina: é o que torna o fumante dependente.

Todas essas substâncias trazem malefícios ao nosso organismo ao longo do tempo. A indústria do cigarro monitora a venda de cigarros de forma muito intensa e, ao perceber a queda do consumo, mesmo que de menos de 1 ponto percentual, trabalha para inserir mais alguma substância no cigarro e voltar a aumentar as vendas.

E cigarro com baixo teor de Nicotina?

Considerando que existem diversas substâncias nocivas adicionadas ao cigarro, podemos pensar que o cigarro com baixo teor de Nicotina seria uma boa alternativa para se livrar desses venenos. Mas ele simplesmente faz com que você fume uma quantidade maior para poder “satisfazer” seu cérebro. Pense bem: dessa forma você acaba gastando ainda mais, e não se livra do problema.

Você também pode pensar: “conheço pessoas que fumaram a vida inteira e não tiveram nada”… Eu te respondo com uma pergunta: todos que atravessam a rua são atropelados? Não, né? Mas é quem está atravessando a rua que tem maior risco de ser atropelado, não é? Nos dias do hoje, mesmo na calçada podemos ser atropelados, mas isso é muito mais difícil de acontecer. O que eu quero dizer é que algumas pessoas realmente têm uma resistência natural maior e não desenvolvem doenças tão graves. Mas estão se colocando em risco constante ao permanecer fumando. O problema é que não sabemos quem é que vai apresentar doenças mais ou menos graves no futuro, mas que todos estão se colocando em risco ninguém discorda.

O que eu digo a respeito do cigarro? “É adubo para coisa ruim”. Nada de bom pode aparecer ao inserir essas substâncias no corpo. É só questão de tempo… E não é isso que você quer para seu futuro, certo?

Então vamos lá: vamos pensar sério e tomar uma atitude! Porque outros conseguem e você não conseguiria?

Calma, vamos conversar bastante sobre o que pode ser feito para te ajudar nessa batalha.

Vamos tirar o cigarro da sua vida? Sim, você consegue. Eu posso te ajudar: clique aqui e veja meu canal do Youtube com vídeos e dicas que preparei para quem quer parar de fumar.

Vamos juntos nessa jornada? Até a próxima.

Leave A Reply